Busque por um imóvel
Blog / Bairros / Tatuapé: conheça o lazer e a comodidade que este bairro proporciona
Bairros
30/08/2023 3 min de leitura

Tatuapé: conheça o lazer e a comodidade que este bairro proporciona

Quando o assunto é encontrar o lugar perfeito para morar, a localização assume um papel fundamental. E é justamente por essa razão que o Tatuapé deve ser considerado seriamente em suas opções. Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro é conhecido por ser o eixo de transformação da região, além de, em 2022, ter sido o mais procurado para se morar na capital paulista, segundo Quinto Andar.


Neste texto, iremos destacar a história e arquitetura do bairro, além de todas as razões que tornam Tatuapé a escolha ideal para aqueles que buscam comodidade, diversão e o merecido lazer. 

       

Tatuapé — foto local — Retirada do Site Portal Loft

 

História e arquitetura do bairro do Tatuapé


A história desse bairro começou em 1560, quando Brás Cubas, o fundador da cidade de Santos, aventurou-se na Serra do Mar em busca de riquezas, encontrando as margens do Rio Tatuapé. Ele enxergou uma oportunidade de crescimento na região, e por isso, decidiu estabelecer ali atividades de criação de gado e cultivo de uvas, porém, o bairro continuou inexplorado até o final do século XIX.


A mudança só começou a surgir quando uma série de imigrantes e habitantes locais começaram a deixar suas marcas na região. Benedito Marengo, um destemido italiano, adquiriu uma parcela de terra e deu início à sua plantação de uvas, o que resultou em uma rápida expansão da região.


Após isso, nos anos 60, surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais, além da inauguração da Radial Leste, uma das vias principais de São Paulo até os dias atuais, sendo a rota principal que liga a Zona Leste ao Centro da Cidade.


        

Radial Leste 1970 - Foto local - Retirada do Site Via Trolebus

 

Hoje em dia, ao caminhar pelas ruas do Tatuapé, é impossível não se encantar com sua arquitetura diversificada que remonta o passado e o presente do bairro. As ruas arborizadas abrigam uma mistura de construções históricas e contemporâneas, criando assim uma atmosfera que combina nostalgia e modernidade. 


Além disso, as fachadas bem preservadas dos prédios antigos contam histórias de décadas passadas, enquanto os novos empreendimentos trazem um toque de inovação e comodidade à região.


Descobrindo diversão: passeios imperdíveis no bairro do Tatuapé


O bairro é uma verdadeira joia em termos de entretenimento, comodidade e lazer. Separamos alguns dos melhores passeios que este bairro tem a oferecer:


1 — Parque do Piqueri:


O Parque do Piqueri é onde os moradores podem desfrutar de trilhas sinuosas, áreas para piqueniques e espaços para atividades esportivas. A vegetação e os lagos tranquilos tornam este parque um local ideal para se reconectar com a natureza e desfrutar de momentos de lazer em família ou com os amigos.

       

Parque do Piqueri - Foto local - Retirada do Site Rádio Gazeta Online

 

2 — Praça Silvio Romero

Em meio a bancos à sombra de árvores, fontes e espaços abertos, a Praça Silvio Romero é acolhedora, tornando o ambiente ideal para encontros entre moradores e amigos de todas as idades. 

Aqui é possível encontrar os amigos à noite e desfrutar de ótimas opções gastronômicas oferecidos pelos food trucks que estão presentes no lugar.


        

Praça Silvio Romero - foto local - Retirada do Site Gazeta do Tatuapé

 

3 — Shopping Metrô Boulevard | Shopping Metrô Tatuapé: O Melhor do Comércio

Para uma dose de compras, os Shoppings Metrô Boulevard e Metrô Tatuapé são os lugares ideais. Com mais de 500 lojas, que variam desde moda até tecnologia, você tem à disposição uma variedade de opções para explorar, além de deliciosas opções gastronômicas.

 

Além disso, no complexo, você também encontrará cinemas para curtir os filmes em exibição, e eventos sazonais que promovem diversão para toda a família. E o lazer não para por aqui, porque para os que tem um companheiro de quatro patas, o local é pet-friendly, isso significa que você pode trazer seu bichinho para passear pelo Shopping, desde que ele esteja na coleira ou guia, acompanhado pelo responsável.

 

       

Shopping Metro Boulevard Tatuapé — foto local — Foto retirada do Site Gazeta da Semana

 

4 — Teatro Eva Wilma:

Para os amantes das artes cênicas, o Teatro Eva Wilma é a opção ideal para quem mora no Tatuapé. Com uma história que remonta décadas, este teatro é palco de apresentações teatrais, musicais e eventos que enriquecem a vida cultural do bairro. Sua arquitetura encantadora proporciona experiências teatrais memoráveis, aproximando o público dos artistas de maneira única.

 

       

Teatro Eva Wilma — foto local — Foto retirada do Site Cia Tearte

 

Portanto, podemos afirmar que Tatuapé é um bairro que transcende a barreira do tempo, combinando uma arquitetura rica com espaços verdes acolhedores e pontos culturais vibrantes. Do Parque Piqueri ao Teatro Eva Wilma, o bairro oferece uma experiência verdadeiramente única que une o passado e o presente em um abraço caloroso. Seja para morar ou explorar, ter momentos de lazer e comodidade, esse bairro com certeza consegue cativar a todos.

 

E para se manter informado sobre todos os conteúdos da Diálogo Engenharia, acompanhe nas plataformas digitais clicando no link abaixo: https://lkt.bio/dialogo/

 

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: