Busque por um imóvel
Blog / Bairros / Conheça o bairro da Penha: um dos mais tradicionais de SP!
Bairros
26/10/2019 5 min de leitura

Conheça o bairro da Penha: um dos mais tradicionais de SP!

 

Um dos bairros mais antigos da zona leste de São Paulo, a Penha é considerada como um lugar incrível para se viver na cidade. O bairro tem fácil acesso tanto às regiões mais extremas da zona leste, quanto para o centro da cidade, mas não é por conta disso que ele recebe esse título.

Neste conteúdo, vamos aprofundar na história do bairro e entender como tudo começou, sem esquecer de apresentar tudo que a Penha tem a oferecer e juntos descobriremos lugares incríveis que farão você se apaixonar ainda mais pelo bairro.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

História do bairro da Penha

O bairro da Penha é um dos poucos lugares que mostra a transformação política, social e econômica da cidade de São Paulo. De fato, a região já viveu de tudo um pouco desde a subsistência agrícola à industrialização.

O lugar sempre foi isolado e tinha um aspecto mais independente da metrópole, o que o tornou um bairro logo que a cidade começou a mostrar indícios de crescimento. O bairro da Penha conta com aproximadamente 470 mil habitantes e no começo de sua história foi denominada como uma pequena cidade.

Contudo, isso tornava a história ainda mais especial já que ela tinha uma localização geográfica vantajosa em uma colina cercada por rios.

Antigamente, o bairro era voltado para a área econômica devido ao Rio Tietê e seus afluentes Aricanduva e Tiquatira. Ou seja, ele atendia as necessidades dos agricultores da região. Hoje em dia, o que prevalece na região é o pequeno comércio, embora conte com grandes lojas, fábricas e indústrias que auxiliam no desenvolvimento da região.

A margem do Rio Tietê era repleta de olarias, pontos de areia, estaleiros e muitas chácaras de frutas, verduras e flores que abasteciam o mercado do Arouche. Além disso, os habitantes do bairro da Penha pescavam e aproveitavam seus momentos de lazer, desenvolvendo uma cultura própria.

Com o passar dos anos a Penha foi evoluindo e hoje conta com um pouco de tudo, atendendo as necessidades dos moradores sem que eles precisem sair do bairro.

Dicas de lazer no bairro da Penha

Mais do que história, as pessoas buscam o bairro por conta do que pode ser feito na região. Um bairro bom para morar, seja sozinho ou com a família, é aquele que tem ótimos lugares para aproveitar os momentos de lazer e o bairro da Penha proporciona isso.

Abaixo, citamos alguns pontos incríveis do bairro, garantindo a diversão em momentos de lazer e próximo de casa.

Centro Cultural da Penha

Essa é uma ótima opção para os amantes de cultura e arte. O Centro Cultural da Penha foi fundado em 2012 e possui diversos espaços como a biblioteca José Paulo Paes e o Teatro Martins Pena.

Crédito da imagem: Veja São Paulo

Além disso, ele possui diversas salas para estudo e ensaio, caso procure por um ambiente mais tranquilo para se concentrar. Vale a pena acompanhar a programação local e curtir as peças de teatro, shows e outros eventos que acontecem por lá.

Parque Linear Tiquatira

Existem também as pessoas que preferem mais o lado natural, aproveitando as belezas que um parque pode oferecer. O Parque Linear Tiquatira é uma ótima forma de curtir um pouco de verde sem precisar se deslocar para o interior.

Crédito da imagem: SP Bairros

O parque conta com bosques e quiosques para aproveitar um domingo completo. Além disso, ele tem pista de skate e bicicross para as pessoas que gostam de esportes mais radicais.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

O bairro também tem o seu lado religioso, como podemos ver em seu nome. A Matriz da Igreja Nossa Senhora da Penha foi construída em uma das colinas mais altas da região e se destaca no meio de outras construções, podendo ser vista de diversos bairros.


Crédito da imagem: Prefeitura de São Paulo

 

Uma curiosidade, se prestar atenção, podemos avistá-la por meio das janelas do metrô quando estamos andando pela linha vermelha.

Essa, com certeza, é uma das principais igrejas da Penha e foi construída no século XVII no início do bairro. Além de visitar a bela arquitetura, você pode fazer um tour guiado pela torre mais alta da igreja.

O Home Resort Penha

O bairro da Penha, mesmo sendo um bairro tradicional, tem um contraste interessante com os novos edifícios que surgem em seu horizonte. A arquitetura moderna dos empreendimentos, fazem com que o bairro fique ainda mais valorizado, melhorando tanto em infraestrutura quanto em mobilidade.

O Home Resort Penha é um empreendimento que tem modernidade, mas sem deixar de lado a parte bairrista que todos desejam quando estão procurando um imóvel. O projeto será construído em uma rua tranquila e arborizada, tendo uma vista impecável que amplia os seus horizontes.

A Torre Home conta com plantas planejadas de 3 suítes, 3 e 2 dormitórios (sendo 1 deles suíte) e opções de Studio.

Home Resort Penha

Além disso, o lazer do clube é incrível com piscina de adulto com deck molhado, piscina infantil, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueira com forno para pizza, brinquedoteca para as crianças e muito mais!

Piscina Home Resort Penha

Um bairro como a Penha, precisava de um empreendimento à sua altura. A Diálogo traz isso de maneira conceitual sem agredir a paisagem, integrando o novo e o tradicional de maneira impecável.

Para saber mais sobre o Home Resort Penha, clique aqui.

Sobre a Diálogo Engenharia

Desde 1987, a Diálogo Engenharia é uma empresa reconhecida por seu alto padrão de qualidade nas entregas e a satisfação total de seus clientes. Cada projeto realizado é único e planejado minuciosamente para garantir a total fidelidade dos seus empreendimentos em relação às perspectivas artísticas apresentadas aos consumidores. 

 

Com uma filosofia de trabalho pautada na constante evolução, o compromisso com a qualidade e satisfação é o que os move diariamente para um caminho de ainda mais sucesso, de modo a oferecer o que há de melhor no mercado para os seus clientes.

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: