Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Simples e prático: veja como fazer a escritura de imóveis online
Dicas
16/06/2020 2 min de leitura

Simples e prático: veja como fazer a escritura de imóveis online

Com as medidas de isolamento social e fechamento de diversos setores da economia, muitos negócios tiveram de se reinventar de modo a passar a atender seus clientes de maneira 100% online para manter-se em atividade.


No mercado imobiliário, não foi diferente. Com o fechamento de estandes de vendas e decorados, as construtoras, imobiliárias e corretores reforçaram seus times de atendimento nos canais online e encontraram nas tours virtuais e materiais de mídia online, como vídeos e imagens, uma forma de manter contato com os clientes e apresentar seu portfólio de empreendimentos aos potenciais compradores.

 

 

Porém, diferente de outros bens e serviços, a compra de um imóvel não é um processo tão simples, exigindo uma série de assinaturas e diversas idas e vindas à cartórios de notas e registro de imóveis para acertar toda a documentação necessária.

 

Sendo assim, para manter o setor em atividade, o Conselho Nacional de Justiça autorizou no início de abril o funcionamento digital de cartórios durante a pandemia e 9 estados, incluindo São Paulo, já permitem a realização da escritura de imóveis de maneira online e digital.

 

A seguir, você confere o processo tradicional e como realizar todos os mesmos procedimentos online para obter a escritura de seu imóvel sem precisar sair de casa!


Como é feito o processo tradicional?

O processo tradicional de escritura de um imóvel exige uma série de documentos, como a certidão atualizada do imóvel, documentos de identificação pessoal e certidões negativas do vendedor junto a Receita Federal e Justiça Trabalhista.


Após reunidos, os documentos precisam ser entregues pessoalmente no cartório de notas, onde serão analisados pelo tabelião para a montagem da escritura do imóvel e a assinatura do documento.

 

 

Para ter o imóvel oficialmente em seu nome, o futuro proprietário deve levar o documento ao cartório de registro de imóveis. Após nova análise, o cartório faz o registro da matrícula do imóvel em um prazo de até 30 dias e o comprador estará apto a retirar a escritura no local.

 

Processo online

Toda a documentação necessária no processo tradicional deve ser reunida no site registrodeimoveis.org.br e entregue ao tabelião digitalmente.

 

Com a escritura pronta, todas as partes reúnem-se em videoconferência para a leitura e assinatura eletrônica do documento. Para a assinatura digital ser consumada, ambas as partes devem possuir certificados digitais no padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira) em seus nomes.


Após a assinatura digital, o tabelião irá encaminhar a escritura para o cartório de registro de imóveis. Uma vez finalizado o processo, não é necessário retirar o documento pessoalmente no cartório, visto que o mesmo é enviado virtualmente ao comprador.

 



De acordo com especialistas do setor, essa novidade com certeza será uma tendência recorrente mesmo após a completa reabertura dos setores, simplificando o processo e garantindo muito mais facilidade para ambas as partes envolvidas no processo, permitindo também, a compra de imóveis por pessoas que se encontram em outras cidades e até mesmo países, já que assinaturas e presença físicas nos cartórios não serão mais necessárias.

 

Agora que você viu que está mais fácil garantir a compra e documentação de seu imóvel de maneira 100% digital, que tal conferir os empreendimentos da Diálogo Engenharia para realizar seu sonho da casa própria?

 

e confira nossos lançamentos, imóveis prontos para morar ou para mudar em breve e surpreenda-se!


Encontrou o imóvel ideal? Não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores online para saber mais e conhecer mais detalhes sobre o imóvel dos seus sonhos, combinado?

 

. . .


Sobre a Diálogo Engenharia

A Diálogo Engenharia vem, desde janeiro de 1987, se destacando no mercado da Construção Civil devido à sua agilidade e seriedade. Em parceria com as mais respeitadas empresas do setor imobiliário, a Diálogo Engenharia trabalha com resultados precisos, alcançando mais eficiência em todas as etapas dos empreendimentos. Nossa filosofia de trabalho é a constante evolução e nossa meta é oferecer aos nossos clientes o que há de melhor no mercado

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: