Com as medidas de isolamento social e fechamento de diversos setores da economia, muitos negócios tiveram de se reinventar de modo a passar a atender seus clientes de maneira 100% online para manter-se em atividade.
No mercado imobiliário, não foi diferente. Com o fechamento de estandes de vendas e decorados, as construtoras, imobiliárias e corretores reforçaram seus times de atendimento nos canais online e encontraram nas tours virtuais e materiais de mídia online, como vídeos e imagens, uma forma de manter contato com os clientes e apresentar seu portfólio de empreendimentos aos potenciais compradores.
Porém, diferente de outros bens e serviços, a compra de um imóvel não é um processo tão simples, exigindo uma série de assinaturas e diversas idas e vindas à cartórios de notas e registro de imóveis para acertar toda a documentação necessária.
Sendo assim, para manter o setor em atividade, o Conselho Nacional de Justiça autorizou no início de abril o funcionamento digital de cartórios durante a pandemia e 9 estados, incluindo São Paulo, já permitem a realização da escritura de imóveis de maneira online e digital.
A seguir, você confere o processo tradicional e como realizar todos os mesmos procedimentos online para obter a escritura de seu imóvel sem precisar sair de casa!
Como é feito o processo tradicional?
O processo tradicional de escritura de um imóvel exige uma série de documentos, como a certidão atualizada do imóvel, documentos de identificação pessoal e certidões negativas do vendedor junto a Receita Federal e Justiça Trabalhista.
Após reunidos, os documentos precisam ser entregues pessoalmente no cartório de notas, onde serão analisados pelo tabelião para a montagem da escritura do imóvel e a assinatura do documento.
Para ter o imóvel oficialmente em seu nome, o futuro proprietário deve levar o documento ao cartório de registro de imóveis. Após nova análise, o cartório faz o registro da matrícula do imóvel em um prazo de até 30 dias e o comprador estará apto a retirar a escritura no local.
Processo online
Toda a documentação necessária no processo tradicional deve ser reunida no site registrodeimoveis.org.br e entregue ao tabelião digitalmente.
Com a escritura pronta, todas as partes reúnem-se em videoconferência para a leitura e assinatura eletrônica do documento. Para a assinatura digital ser consumada, ambas as partes devem possuir certificados digitais no padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira) em seus nomes.
Após a assinatura digital, o tabelião irá encaminhar a escritura para o cartório de registro de imóveis. Uma vez finalizado o processo, não é necessário retirar o documento pessoalmente no cartório, visto que o mesmo é enviado virtualmente ao comprador.
De acordo com especialistas do setor, essa novidade com certeza será uma tendência recorrente mesmo após a completa reabertura dos setores, simplificando o processo e garantindo muito mais facilidade para ambas as partes envolvidas no processo, permitindo também, a compra de imóveis por pessoas que se encontram em outras cidades e até mesmo países, já que assinaturas e presença físicas nos cartórios não serão mais necessárias.
Agora que você viu que está mais fácil garantir a compra e documentação de seu imóvel de maneira 100% digital, que tal conferir os empreendimentos da Diálogo Engenharia para realizar seu sonho da casa própria?
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Sobre a Diálogo Engenharia
A Diálogo Engenharia vem, desde janeiro de 1987, se destacando no mercado da Construção Civil devido à sua agilidade e seriedade. Em parceria com as mais respeitadas empresas do setor imobiliário, a Diálogo Engenharia trabalha com resultados precisos, alcançando mais eficiência em todas as etapas dos empreendimentos. Nossa filosofia de trabalho é a constante evolução e nossa meta é oferecer aos nossos clientes o que há de melhor no mercado