Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Como comprar meu apartamento? Um guia prático e descomplicado elaborado pela Diálogo Engenharia para você!
Dicas
12/02/2020 3 min de leitura

Como comprar meu apartamento? Um guia prático e descomplicado elaborado pela Diálogo Engenharia para você!

Se você faz parte da parcela de brasileiros que sonham com a conquista do imóvel próprio, mas ainda não sabe por onde começar, este guia é para você!

 

Detalhamos de maneira prática, rápida e descomplicada todas as etapas e processos que ocorrem durante a compra de um imóvel para ajudar você a acertar em cheio em sua escolha e ficar por dentro de tudo o que este tipo de investimento exige.

 

 

Vamos começar?

 

 

1 – Finanças pessoais
Pode parecer clichê, mas a compra de um imóvel é algo que irá impactar diretamente suas finanças por um longo período de tempo. Portanto, só tome sua decisão depois de ter colocado tudo na ponta do lápis e verificar se o financiamento de um imóvel cabe no seu bolso considerando todas as variáveis possíveis, como entrada, parcelas, semestrais, entrega das chaves (falaremos mais sobre isso logo mais), dentre outras.

 

 

Certifique-se também que o investimento não irá comprometer suas reservas de emergência, afinal, imprevistos acontecem.

 

2 – Começando sua busca

As contas bateram? Vamos ao próximo passo! Concentre sua busca mapeando bairros de interesse de acordo com as suas necessidades. Se você tem filhos, por exemplo, opte por bairros que ofereçam mais segurança e possuam boas opções de escolas. Já se você não tiver carro, opte por aqueles que sejam bem-servidos de estações de metrô e malha de ônibus.

 

A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa, mas não se limite apenas a ela. Busque informações com amigos e colegas que residem na região, costume frequentá-la mais vezes e, por fim, não hesite em tirar todas as dúvidas que tiver com um consultor de vendas da Diálogo Engenharia.

 

 

#DICA: O mercado imobiliário vem incentivando o desenvolvimento da infraestrutura em diversas regiões. Fique atento e considere bairros em desenvolvimento que valorizarão o seu imóvel ao longo dos anos.



3 – Analisando as opções

Após definir o seu bairro, chegou a hora de pesquisar mais a fundo os imóveis disponíveis naquela região.

 

Assim como você definiu suas necessidades em sua busca pelo bairro ideal, o mesmo deve ser feito em relação ao imóvel e sua estrutura e diferenciais. São diversos fatores que devem ser levados em conta, como o número de moradores, idade, rotina, dentre outros.

 

 

Com isso, você passa a ter mais certeza para concentrar sua busca naqueles que possuem metragem, número de dormitórios e áreas de lazer ideais para você e sua família.

 


4 – Gostei desse! E agora?

Encontrou o imóvel ideal? Que tal saber mais sobre ele? Busque informações no site da Diálogo Engenharia e aproveite para tirar suas dúvidas on-line com o consultor de vendas disponível. Ele será o seu primeiro contato com seu novo imóvel e saberá te auxiliar como ninguém em seu processo de aquisição.

 

 

O próximo passo é marcar uma visita para conhecer o imóvel. Voltando ao passo 3, tenha novamente em mente todas as suas necessidades e analise pessoalmente se o imóvel, e também o empreendimento como um todo, poderão supri-las.

 


5 – É ESSE!

Você visitou e se encantou! Mas e agora? Quais são os próximos passos? A primeira coisa a ser feita é comunicar o corretor que acompanhou o processo sobre a sua decisão de compra. Ele fornecerá todos os detalhes e irá encaminhar seu processo ao setor da Diálogo Engenharia responsável pela comercialização do imóvel.

 

 

As duas formas mais comuns de se adquirir um imóvel são:

 

Financiamento

O financiamento é uma opção de pagamento que pode ser feita diretamente com a construtora ou por meio de uma instituição financeira. Considere sempre os juros embutidos e as taxas intermediárias em seu planejamento financeiro.

 

No caso de imóveis adquiridos durante a construção, você terá as seguintes etapas de pagamento:

 

 

- Entrada: Parcela paga no ato da compra;

- Mensais: Parcelas mensais com valor definido pela construtora pagas durante o período de obras do empreendimento;

- Intermediárias: Parcelas de valor mais elevado pagas em períodos mais longos (trimestral, semestral, anual);

- Entrega das chaves: Assim como as intermediárias, é uma parcela de valor mais alto paga no momento da entrega das chaves do imóvel;

- Financiamento: É o valor residual do contrato de compra e venda que será quitado junto a Diálogo através de um financiamento direto ou financiamento em alguma instituição financeira. Após a a quitação do valor, você receberá as chaves do seu imóvel.

 

No caso de imóveis prontos para morar, a quitação deve ser realizada integralmente para que você possa receber as chaves do seu imóvel. Essa quitação pode ser feita por recursos próprios e/ou através de financiamento.

 

Na Diálogo Engenharia, o financiamento dos imóveis podem ser feito em até 180x sem comprovação de renda.

 

Pagamento à vista

Caso você disponha do valor total para investir, o pagamento à vista é uma ótima opção pelo fato de não possuir juros, além da possibilidade de negociar um bom desconto no valor final do imóvel.

 


6 – Documentação necessária

Confira a seguir a lista de documentos que você deve ter em mãos ao fechar a compra de seu imóvel:

 

- Cópia de RG, CPF ou Carteira de Habilitação
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda dos 3 meses anteriores à compra
- Certidão de casamento, união estável ou nascimento

- Declaração do imposto de renda do ano anterior

 

Caso você seja casado(a), o cônjuge também deverá entregar uma cópia dos documentos listados acima.

Já se você for Pessoa Jurídica,  é necessária comprovação de renda por meio de contrato de prestação de serviços, declaração de imposto de renda, do sindicato ou Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore).

 

 

Pronto! Agora que você já conhece os principais fatores que envolvem a compra de um imóvel, que tal conhecer os empreendimentos da Diálogo Engenharia?

 

 

São diversas opções em estágios de pré-lançamento, lançamento, em construção ou prontos para morar para você conferir e encontrar o imóvel ideal para você e toda a família!

 

Entre em contato com um de nossos consultores e realize já o seu maior sonho!

 


Sobre a Diálogo Engenharia

 

A Diálogo Engenharia vem, desde janeiro de 1987, se destacando no mercado da Construção Civil devido à sua agilidade e seriedade. Em parceria com as mais respeitadas empresas do setor imobiliário, a Diálogo Engenharia trabalha com resultados precisos, alcançando mais eficiência em todas as etapas dos empreendimentos. Nossa filosofia de trabalho é a constante evolução e nossa meta é oferecer aos nossos clientes o que há de melhor no mercado.

 

 

 

 

 

 

 

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: