Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Equipamentos de obra: saiba quais são os principais
Dicas
31/05/2023 4 min de leitura

Equipamentos de obra: saiba quais são os principais

Conheça alguns dos equipamentos utilizados na construção dos empreendimentos da Diálogo Engenharia:


Foto de 05/2023: Equipamentos utilizados na obra do Home Resort Astorga by Diálogo Engenharia, na Vila Guilhermina SP

Além da alta qualidade do projeto, da inteligência construtiva e de uma equipe de profissionais capacitados, um outro elemento é fundamental para o sucesso na construção civil: os equipamentos de obra.

Afinal, os maquinários, ferramentas e equipamentos para construção civil são o que tornam possível a execução de projetos de maneira eficiente e segura. 

Para cada projeto ou tipo de terreno do empreendimento é possível contar com uma série de equipamentos que podem ser utilizados ainda em diferentes etapas do processo construtivo. 

Neste artigo, vamos explorar alguns dos principais equipamentos usados pela Diálogo Engenharia na construção dos seus empreendimentos!

Equipamentos de obra utilizados pela Diálogo Engenharia

Como citado anteriormente, a oferta de equipamentos e ferramentas que podem ser utilizados na construção civil é ampla. E a Diálogo Engenharia conta sempre com as melhores opções em ferramentas disponíveis para seus profissionais atuarem com eficiência, inteligência e segurança.

Alguns dos itens indispensáveis que podemos citar para uma obra de grande porte são:

• Escavadeiras: utilizadas para escavar e mover terra e entulho, são essenciais para nivelamento de terreno, demolição e fundações;
Andaimes: estruturas temporárias usadas para fornecer acesso seguro e estável aos trabalhadores em diferentes alturas durante a construção;
Serras e cortadores: equipamentos usados para cortar diferentes tipos de materiais como concreto, pedra, tijolos e metal

Além das ferramentas citadas acima, dois dos maiores equipamentos de obra utilizados pela Diálogo Engenharia merecem destaque.

Estamos falando do Elevador cremalheira e da Grua, que foram inclusive tema dos Episódios 16 e 17, respectivamente, do Minuto Diálogo a nossa série semanal com dicas e conteúdos sobre imóveis, empreendimentos e qualidade de vida.

Você pode assistir ao vídeo do episódio 16 aqui!

Grua - Guindaste
A grua é um equipamento utilizado na construção civil para levantar e movimentar materiais pesados e volumosos em canteiros de obras, tais como aço, blocos e concreto. 

Também conhecida como guindaste de torre, a grua é composta por uma torre alta e uma lança horizontal com um sistema de polias e cabos de aço, permitindo o transporte de cargas em alturas consideráveis.

Nos modelos utilizados nas obras da Diálogo Engenharia, são cargas de até dois mil e quinhentos quilos!

O uso da grua na construção civil traz diversas vantagens, já que permite movimentar  materiais pesados de forma eficiente e reduzindo os riscos para os operadores. 

Elevador cremalheira
O elevador cremalheira é um equipamento da construção civil que faz o transporte vertical de pessoas e materiais em canteiros de obras. Também conhecido como elevador de obra, ele consiste em uma plataforma suspensa por cabos de aço que se movimenta ao longo de uma estrutura vertical fixa, impulsionada por um mecanismo de cremalheira.

A plataforma do elevador pode variar em tamanho, dependendo das necessidades da construção, oferecendo proteção aos ocupantes durante o transporte vertical.

Além de ser uma norma em obras de mais de quatro andares, esse tipo de elevador é extremamente útil para a produtividade da construção.

Permite que os trabalhadores acessem diferentes andares da estrutura em construção de forma rápida e segura, mas também é usado para transportar materiais, como tijolos, cimento, ferramentas e outros suprimentos.

Projetado para suportar cargas significativas, possui sistemas de segurança integrados, como freios e dispositivos anti-tombamento, além de ser muito mais eficiente do que outros métodos de transporte vertical, como escadas.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos dos equipamentos utilizados na construção civil e, assim como a indústria, a Diálogo Engenharia continua a se desenvolver e a adotar tecnologias avançadas em conjunto com técnicas reconhecidas. 

Conclusão

A Diálogo Engenharia se destaca por aplicar sempre as melhores práticas construtivas de acordo com as necessidades e especificidades de cada projeto, garantindo também o uso dos equipamentos mais adequados, seguros e eficientes em suas obras. 

Que tal conhecer alguns dos nossos empreendimentos que já estão em construção? Acesse aqui!

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: