Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Iluminação: dicas para deixar a sua casa sempre iluminada
Dicas
21/09/2022 6 min de leitura

Iluminação: dicas para deixar a sua casa sempre iluminada

O toque da iluminação natural na pele do ser humano é tão importante que uma das vitaminas necessárias para o organismo só podem ser absorvidas por meio do sol, no caso, a vitamina D. Não há dúvidas de que a iluminação solar é essencial para a saúde e impacta diretamente no bem-estar, além de deixar os ambientes do lar muito mais agradáveis e acolhedores, aumentando a disposição e produtividade no dia a dia.

 

Um imóvel com janelas amplas e feitas para iluminar os ambientes onde se possa aproveitar da melhor forma a entrada da iluminação natural conta muito na hora de escolher um apartamento, assim, havendo uma valorização do espaço. Além disso, a iluminação natural é uma excelente forma de garantir mais conforto visual e contribui para o alto astral dos moradores, proporcionando maior bem-estar e aconchego. Isso porque a luz natural é um aspecto importante na percepção do espaço, destacando e valorizando a decoração e os móveis do ambiente. 


Foto/Reprodução: Suíte casal do apartamento (Foto do decorado) - Merit Santa Cruz

 

E para te ajudar, listamos algumas dicas de como aproveitar bem a iluminação natural e entender as melhores formas de usar a iluminação artificial a seu favor.

 

Como aproveitar a luz natural

Além de trazer mais naturalidade aos ambientes, a luz natural contrasta com as cores e componentes da decoração de uma forma única, que nenhuma outra luz artificial consegue proporcionar. E, também, para quem tem plantas nos ambientes e precisa aproveitar cada segundo da luz natural, para que as espécies vegetais cresçam de forma saudável. 

Para que a luz entre sem barreiras, é essencial que as janelas e vidraças sejam limpas regularmente e evitar colocar objetos e móveis que bloqueiem a entrada de luz no ambiente. Os espelhos podem ajudar a melhorar a entrada de luz se colocados em lugares estratégicos, como em frente às janelas e distribuídos em vários cômodos para alcançar espaços mais amplos. E, para que a iluminação se espalhe com mais facilidade ainda, use cores, materiais e acabamentos de tons claros. 

 

Como usar a luz artificial

Nos momentos em que a luz natural não está presente, podemos aproveitar de formas inteligentes a luz artificial. Mas, como usar a iluminação artificial a seu favor, de forma que ajude no seu bem-estar? Quais sensações você quer transmitir com a ajuda da iluminação artificial? 


Para ambientes de trabalho, as lâmpadas mais frias proporcionam mais conforto para fazer as tarefas diurnas, e para a hora do sono, temperaturas mais baixas com iluminação mais fraca (como a de abajures e pendentes) ajudam a induzir a produção de melatonina e não "despertar o corpo". 


Vale pontuar que a luz artificial também pode complementar a luz natural, quando, por exemplo, em um ambiente onde a sala e cozinha são integradas, a área central do ambiente pode ter complementos de iluminação de lâmpadas quentes ou frias, perfis de embutir ou até abajures. 


Foto/Reprodução: Terraço - 70m² (Foto do decorado) - Retrato by Diálogo

 

A criatividade não tem limites e o importante é não deixar de experimentar as diferentes sensações que a iluminação, natural ou artificial, podem proporcionar em um ambiente. 


Para você aproveitar a iluminação natural e usar de forma inteligente cores, objetos, revestimentos e móveis que promovam uma melhor iluminação, veja a seguir alguns dos decorados da Diálogo Engenharia e para você se inspirar.

 

Living do apto de 94m2 - Retrato By Diálogo 

Diferentes entradas de luz natural para um ambiente mais iluminado, equilibrando com pontos de luz artificial para iluminar locais específicos do ambiente.

Saiba mais sobre o projeto: clique aqui


Foto/Reprodução: Living - 94m² (Foto do decorado) - Retrato by Diálogo

 

Terraço - Panoramico Home 

Entrada máxima de luz natural, com spots de luz no teto e lustres modernos para manter o ambiente muito bem iluminado nos momentos de fim de tarde ou noite. 

Saiba mais sobre o projeto: clique aqui


Foto/Reprodução: Terraço (Foto do decorado) - Panoramico Home 

 

Banheiro - apto 70m2 - GranDiálogo Vila Matilde 

Ambiente com bastante luz artificial, com perfis de embutir e lâmpadas em tom frio. 

Saiba mais sobre o projeto: clique aqui


Foto/Reprodução: Banheiro - apto 70m² (Foto do decorado) - GranDiálogo Vila Matilde 

 

Living apto 128m2 - Merit Santa Cruz 

Aproveitamento de luz natural com entrada pelo terraço e iluminação artificial fria com investimento em spots de luz, perfis de embutir e lustres. 

Saiba mais sobre o projeto: clique aqui 


Foto/Reprodução: Living do apartamento (Foto do decorado) - Merit Santa Cruz

 


 

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: