Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Iluminação natural nos empreendimentos: quais as vantagens para o bem-estar?
Dicas
20/04/2023 6 min de leitura

Iluminação natural nos empreendimentos: quais as vantagens para o bem-estar?

Nos últimos anos, a busca por um estilo de vida mais saudável e sustentável tem se refletido na escolha de empreendimentos que valorizam a iluminação natural nos ambientes. Com isso, muitos apartamentos vêm sendo projetados com o objetivo de aproveitar ao máximo a luz do sol, proporcionando mais conforto e bem-estar aos moradores.

Para aproveitar ao máximo a luz natural em apartamentos é preciso considerar alguns aspectos na hora do projeto, como a posição do sol em relação ao prédio e a disposição dos ambientes. 


A orientação solar é fundamental para garantir que os ambientes recebam luz durante todo o dia e, por isso, é importante escolher empreendimentos que tenham boa insolação.

 

Salão de festas - Landscape Alto da Boa Vista (Foto local)


Quais são as vantagens de uma iluminação natural?

iluminação natural é um recurso valioso para a arquitetura, pois, além de economizar energia elétrica, traz diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida. A luz natural pode melhorar o humor, aumentar a produtividade, reduzir o estresse e a fadiga ocular, além de contribuir para a vitamina D, que é essencial para a absorção do cálcio e sendo assim, importante para a saúde óssea.

Além dos benefícios para a saúde e conforto dos moradores, a iluminação natural também agrega valor aos empreendimentos imobiliários. Apartamentos com boa iluminação natural costumam ser mais valorizados no mercado, além de gerarem economia de energia elétrica e redução dos custos com iluminação artificial.

O conforto térmico também é outra grande vantagem da iluminação natural, exatamente por ter a capacidade de ajudar a controlar a temperatura dos ambientes, reduzindo a necessidade de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores, criando uma atmosfera mais agradável e acolhedora.

 

Hall social - Linea Home Resort (Foto local)

 

Quais os tipos de iluminação natural?

Existem vários tipos de iluminação natural que podem ser utilizados nos empreendimentos imobiliários. A seguir, descrevemos alguns dos principais tipos:

Luz direta: É a luz que entra diretamente pelos vãos das janelas e portas. Ela pode ser utilizada para iluminar os ambientes de forma direta, criando sombras e realçando as texturas dos materiais;

Luz difusa: Entra nos ambientes de forma indireta após ser filtrada por elementos como cortinas, vidros translúcidos ou telhas de vidro. Ela proporciona uma iluminação mais suave e uniforme, sem criar sombras marcantes;

Luz zenital: É aquela que entra nos ambientes por aberturas no teto. Ela cria uma iluminação mais uniforme e difusa, sem criar sombras. Ela é mais utilizada para fins decorativos mas também pode ser utilizada de forma funcional;

Em conclusão, a iluminação natural é uma tendência cada vez mais presente nos empreendimentos imobiliários. Além de ser uma escolha sustentável e saudável, ela contribui para a valorização dos imóveis e para o bem-estar dos moradores, e a Diálogo Engenharia utiliza em seus empreendimentos essas técnicas para o bem-estar dos futuros moradores.

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: