Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Isolamento acústico: qual a importância no seu apartamento?
Dicas
10/05/2023 5 min de leitura

Isolamento acústico: qual a importância no seu apartamento?

Living 3 suítes 125m² - Parque Diálogo Padre Adelino (Perspectiva artística) 

 

Um dos principais motivos de reclamações entre vizinhos, especialmente em apartamentos, é o barulho. Afinal, ruídos em excesso atrapalham o conforto e a tranquilidade do morador e, por isso, a preocupação com um bom isolamento acústico nos projetos se faz necessária.

Com boas práticas construtivas e as escolhas certas, do projeto aos materiais utilizados, é possível garantir que os ambientes de um apartamento tenham maior proteção contra os ruídos, sejam eles aéreos ou de impacto.

Vamos entender melhor o que é e como a Diálogo Engenharia atua para entregar o melhor em conforto acústico em todos os seus empreendimentos. Confira!  

 

O que é isolamento acústico?
O isolamento acústico é uma técnica utilizada para reduzir a transmissão de sons entre dois espaços. É, portanto, uma solução importante para garantir a privacidade e o conforto em ambientes onde a presença de ruídos externos é indesejável.

No contexto dos apartamentos, a aplicação do isolamento acústico se faz ainda mais necessária para garantir a melhor convivência entre vizinhos. 

Neste cenário, existem dois principais tipos de ruídos que podem ser bloqueados: 

Ruídos aéreos: sons que chegam por fontes externas como vozes na rua, barulho de trânsito na região, música alta, aviões e construções.

Aqui, a atenção para a proteção acústica se dá nas estruturas de paredes, divisórias, portas, janelas, varandas e até mesmo no posicionamento das torres em relação às vias públicas.


Ruídos de impacto: são causados pela vibração transmitida entre as estruturas, como passos e batidas no andar superior, por exemplo.

Neste caso,  o isolamento é focado, além das paredes, nos pisos e tetos, exigindo um processo de amortecimento para evitar o impacto sonoro. 

Como podemos perceber, o isolamento acústico é um processo complexo que envolve a identificação das fontes de ruído, a avaliação da qualidade dos materiais de isolamento, a análise da estrutura do ambiente e a seleção de técnicas adequadas para reduzir a transmissão de som.

Para garantir o melhor desempenho em seus projetos quando o assunto é isolamento acústico, a Diálogo Engenharia aplica sempre as melhores práticas construtivas de acordo com a NBR 15575 e especificidades de cada projeto.

 

Como a Diálogo Engenharia entrega o melhor isolamento acústico nos apartamentos?

Este assunto foi tema também do episódio 14 do Minuto Diálogo, a nossa série semanal com dicas e conteúdos sobre imóveis, empreendimentos e qualidade de vida. Confira aqui!

O Engenheiro Denis explicou algumas das principais práticas adotadas na construção com foco no isolamento acústico de qualidade.

“Executamos uma laje com espessura média de 16 cm*, além de janelas e paredes que proporcionam conforto acústico e atendem as normas de desempenho”, diz. 

Assim, não só as estruturas são reforçadas para evitar ruídos, como também as portas, janelas e varandas são projetadas e executadas com atenção especial à vedação, evitando assim a entrada de som.  

Conclusão
Em resumo, o isolamento acústico é uma técnica importante para garantir a privacidade e o conforto em ambientes, especialmente em apartamentos, já que é comum haver reclamações de vizinhos por causa de barulhos excessivos. 

 

O isolamento acústico pode ser aplicado tanto para bloquear ruídos aéreos quanto de impacto, exigindo a seleção de materiais e técnicas adequadas para reduzir a transmissão de som. 

Com as melhores práticas e a escolha certa dos materiais, é possível garantir que os ambientes de um apartamento tenham maior proteção contra os ruídos. 

 

A Diálogo Engenharia se destaca por aplicar sempre as melhores práticas construtivas de acordo com as necessidades e especificidades de cada projeto, garantindo assim um isolamento acústico de qualidade em seus empreendimentos.

 

Venha visitar um dos nossos decorados e conheça de perto a qualidade e atenção aos detalhes dos nossos projetos!

 

*A espessura média de 16 cm é composta pela laje mais o contrapiso.

 

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: