Busque por um imóvel
Blog / Dicas / Isolamento térmico: descubra a importância dele para o conforto do seu apartamento
Dicas
17/05/2023 5 min de leitura

Isolamento térmico: descubra a importância dele para o conforto do seu apartamento

Quando pensamos em construir ou reformar uma casa, é natural focarmos em elementos como a estética, a funcionalidade e a segurança. No entanto, existe um aspecto que muitas vezes é esquecido, mas que desempenha um papel crucial tanto no conforto quanto na eficiência energética: o isolamento térmico. E a Diálogo Engenharia possui essa preocupação com os seus empreendimentos, visando o melhor conforto dos ambientes para os nossos clientes. 


Neste texto, exploraremos os seus benefícios e como ele pode transformar o seu lar em um lugar mais agradável e sustentável. 

(Imagem retirada do Blog Faz Fácil)


O que significa isolamento térmico?


O isolamento térmico consiste em um conjunto de técnicas e materiais aplicados em paredes, tetos, pisos e coberturas com o objetivo de reduzir a transferência de calor entre o ambiente interno e externo. Em regiões com climas extremos, ele é ainda mais importante, pois ajuda a manter a temperatura ambiente interna estável, proporcionando conforto térmico tanto no inverno quanto no verão. 


Qual objetivo do isolamento térmico?


O objetivo do isolamento térmico é reduzir ou controlar a transferência de calor entre o ambiente interno e externo de um edifício. Ele busca criar uma barreira que minimize a entrada de calor ou frio indesejado, mantendo uma temperatura confortável dentro da estrutura.


Ao proporcionar um ambiente com temperatura estável e confortável, ele também contribui para o bem-estar dos ocupantes, evitando desconfortos causados pelas variações climáticas, também desempenhando um papel importante na eficiência energética, uma vez que reduz a necessidade de uso de equipamentos de aquecimento e resfriamento, resultando em economia financeira e menor impacto ambiental.

 


(Imagem retirada do site da Leroy Merlin)

 

Quais os benefícios do isolamento térmico? 


O isolamento térmico possui muitos benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para os moradores. Alguns deles, são: 

- Conforto térmico: Cria uma barreira entre o ambiente interno e externo, reduzindo a entrada de calor ou frio indesejado. Dessa forma, é possível manter a temperatura agradável dentro de casa, evitando desconfortos causados pelas variações climáticas;

- Eficiência energética: é possível reduzir significativamente o consumo de energia para aquecimento e refrigeração do lugar. Menos energia utilizada significa tanto economia financeira como também contribuição para a preservação do meio ambiente, já que a demanda energética será menor;

- A Diálogo Engenharia se preocupa com essa premissa, uma vez que os empreendimentos que construímos atendem as normas de desempenho, fazendo uso do isolamento térmico nos lugares onde temos maior incidência solar, utilizando, nesses casos, uma espessura média de aproximadamente 20 cm de laje, composta por contrapiso, um XPS e outro contrapiso. Tudo pensado para proporcionar aos nossos clientes ambientes mais agradáveis. 

Em nosso blog você tem acesso a mais dicas de empreendimentos, bairros e vários outros tópicos ligados ao mercado imobiliário e em nosso site você tem acesso a mais empreendimentos e projetos Diálogo Engenharia.

Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a)
de vendas via Whatsapp:

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.
Mulher
ícone de fechar

Fale com um(a) consultor(a) de vendas

ícone de Sucesso
Mensagem enviada com sucesso Em breve um de nossos consultores
entrará em contato com você.
ícone de Error
Ops! Parece que algo deu errado ao enviar o formulário, tente novamente por favor.

Filtros

Localização:
Cidade ou Bairro:
Tipo de imóvel:
Dormitórios:
Estágio da obra: